A Cidade » Histórico

História do Município de Santa Terezinha


O povoado de Santa Terezinha foi fundado no ano de 1929. Foi o comércio que deu origem ao município, quando os comerciantes de São José do Egito negociavam em Imaculada-PB. Devido a os altos impostos cobrados por fiscais de Teixeira-PB, por esse motivos uns comerciantes resolveram fazer uma feira aqui, tendo como principais comerciantes:
José Romão de Araújo,José David de Vasconcelos,Manoel Veras,Nilo Veras,Napoleão Florentino, Cícero Macena, José Alves de Melo. No dia 29 de maio de 1929 foi realizada a primeira feira livre. Ainda no mesmo dia foi celebrada a 1ª missa presidida pelo saudoso Mons. Pe. Sebastião Ferreira Rabelo debaixo de um sombreão, na propriedade da família Virgulino. Nossa 1ª professora foi:
No instituto São José no ano de 1938. O primeiro nome dado ao povoado foi “Caldeirão das bestas”, devido um tanque que existia nas terras da família acima mencionada; e nesse tanque morriam muitas bestas devido o mesmo ser escorregadio no seu acesso à água pra beber. O 2ª nome foi “Feira Nova” em virtude da primeira feira. O 3ª nome é Santa Terezinha foi sugerido pelo Pe. Sebastião Rabelo em comum acordo com os demais habitantes. As Primeiras residências nesta cidade foram as do Sr. Virgulino José dos Santos, José Domingos dos Santos, Joaquim Martins. No início desta formação existia três casas populares começando a surgir as primeiras edificações, quando foi construído um armazém pelo Senhor Nozinho Romão. Este povoado ficou sob o domínio de São José do Egito até o dia 20 de dezembro de 1963 quando se deu a emancipação política. Quando foi elevada à cidade pela LEI Nº 4990 de 20 de dezembro de 1963, pelas as mãos do saudoso Governador Miguel Arraes de Alencar; foi nomeado prefeito interino o Sr. João Ferreira Silva(Seu Joca Balduíno conhecido como o Médico dos pobres)e para delegado o Sr. Rodrigo Bezerra da Silva.
Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados Vila do Tigre e Vila de Fátima(Serra do Machado). Anualmente, no dia 10 de janeiro a cidade comemora a sua emancipação política.

Compartilhe:

  • Email
Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
Comentário:

Vídeos

Expediente

  • Segunda à Sexta: De 07:00hs às 13:00hs, exceto em feriados nacionais, estaduais e municipais.
Santa Terezinha - PE

Santa Terezinha - PE

Rua José Romão de Araújo, nº 205- , Centro, Santa Terezinha / PE

CEP: 56750-000 - Telefone: (87) 3859-1140